segunda-feira, 14 de junho de 2010

Alimentação das Codornas

A alimentação é um ponto vital na criação de qualquer espécie de ave. Os alimentos devem ser ministrados de acordo com o que se espera da ave, ou seja, ração inicial para o crescimento e ração de postura. Portanto, para uma criação de codornas, a alimentação exerce papel preponderante, porque protege-as contra as doenças, principalmente a do enfraquecimento.

Mais adiante daremos as necessidades de ração inicial e de postura para as codornas de 1 a 25 dias.
As codornas, quando alimentadas racionalmente, apresentam rendimento que corresponde exatamente àquilo que se deseja delas, mas é necessário que os alimentos procedam de fontes de confiança.

Existem vários moinhos que fabricam rações balanceadas, destinadas especialmente para essas aves. Esses tipos de ração já são encontradas em casas especializadas em avicultura, podendo ser adquiridos em sacas, ou até mesmo em pequeno varejo.

As codorninhas, nos primeiros 10 dias, recebem a ração em cima do saco ou em fôrmas bem rasas, colocadas no piso da cria¬deira.

Como estamos tratando de criação caseira, isso deve ser feito várias vezes ao dia, pois as aves estão constantemente à pro¬cura de alimento, que deve estar sempre ao seu alcance.

No caso de se encontrar dificuldades para a aquisição da ração específica para codornas, pode-se também usar a mesma utilizada para pintos, à qual se misturam 8% de farinha de carne ou de peixe, quando se trata de pequenas criações para a distração da família ou até mesmo como um "hobby".

Nos três primeiros dias, deve-se adicionar antibiótico e vitaminas à água que é distribuída nos bebedouros.

A ração destinada às codornas deve conter 26 a 27% de proteínas. Quando forem transferidas para as baterias de engorda ou mesmo para as de reprodutores aos 35 dias de vida, receberão outro tipo de ração, ou seja, aquela com maior porcentagem de hidra¬tos de carbono, proteínas e gorduras, ou melhor, ração de postura com 21 a 22% de proteínas. Porém, é necessário que a ração proceda de fornecedor idôneo e que tenha realmente os elementos necessários, a fim de manter o equilíbrio nutritivo das codornas.

A ração deverá ser distribuída duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, entre 25 e 30 g para cada exemplar.

Quando houver excesso de machos, estes deverão ser transferidos para as baterias de engorda, podendo receber verduras co¬mo almeirão, couve e similares. A ração com baixo teor de proteínas (16 a 18%) eleva o teor de carboidratos e graxas.

Em 45. dias, as codornas já estarão prontas para o abate, caso essa for a finalidade!

1 comentários:

zararaczynski disse...

Iron Iron Watch - Titanium Arts
Iron watches are produced for everquest: titanium edition the production of mens titanium necklace high-quality and highly functional titanium grey watches in the USA. Iron watches are produced for the production titanium hair trimmer as seen on tv of titanium network surf freely high-quality and

Postar um comentário