segunda-feira, 14 de junho de 2010

Comparações

No espaço médio utilizado por uma galinha podem ser colocadas 96 codornas. Supondo-se que sejam matrizes para o aproveitamento dos ovos para incubação, têm-se 64 fêmeas e 32 machos, o que dá uma média de 50 ovos diariamente. Cada ovo de codorna pesa de 9 a 12 g, sendo necessários 5 ovos para corresponder ao peso de um ovo de galinha. Neste caso, serão 9 ovos a mais por dia, isso se a galinha puser diariamente.

Em se tratando de baterias de codornas para a postura, essa quantidade de ovos aumentará muito mais, porque poderão ser colocadas nos abrigos onde se alojam duas fêmeas e um'macho, cinco aves de postura. Portanto, no espaço ocupado por ternos de reprodutores, pode-se alojar 80 fêmeas somente para postura.

Uma galinha consome, por dia, de 100 a 120 g de ração, enquanto que uma codorna come de 20 a 25 g apenas.

O ovo de codorna é muito nutritivo e possui grande valor protéico. Veja, mais adiante, as suas propriedades.

A codorna doméstica é uma ave precoce e de rápido crescimento. Como já foi mencionado, aos 45 dias já está pronta para o abate ou para a reprodução.

Por todas essas qualidades, conclui-se que, em qualquer lar, por mais reduzido que seja o espaço disponível, é possível manter-se algumas codornas em viveiros, em forma de _aterias, com despesas mínimas imas e pouco trabalho.

Como se pode ver, a riqueza mineral do ovo de codorna é completa, embora existam ainda alguns valores minerais, como o ferro, o potássio, o fósforo, o cloro e o cobre, que representam potencialidades de grande interesse.

Quanto à gema, concentra em menor quantidade no ovo de codorna, em relação ao de outras aves. Mas, estudos modernos que estão sendo concluídos, demonstram a grande quantidade, contida na gema, de albumina, fosfolipídios e gordura (lipídios, 60%; fosfolipídios, 35%; esteróis, 5%, com particular importância, a leucitina, 11 %, a aneurina, ou a cerebrina, 6%, e a colesterina, oscilando entre 0,2 e 11 %). Portanto, esses ovos adquirem parti¬cular estima na alimentação humana, especialmente em dietas para crianças, anciãos e convalescentes.

A clara contém ovoalbumina, numa concentração de 80%, ovomucóide com 10%, ovomucina com 7% e ovoglobina com 3%. A composição da clara reflete grandes possibilidades plásticas, com grande valor biológico protéico.

No ovo de codorna existem também grandes quantidades de fatores vitamínicos, podendo-se destacar as vitaminas A, D, E e H, o fator PP, e entre as vitaminas hidrossolúveis, as do grupo B1 , principalmente. É muito importante, também, a riqueza em ácido ascórbico (vitamina C) do ovo fresco de codorna.

0 comentários:

Postar um comentário