segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mercado Consumidor

O hábito de se consumir carne e ovos de codornas vem aumentando a cada dia, através do grande interesse verificado em torno dessa especiaria. Estas aves podem ser vendidas tanto em supermercados como nas feiras-livres, em aviculturas, ou ainda em restaurantes, bufês e hotéis de nível elevado. Também nos bares onde servem petisqueiras, as codornas já são consumidas em forma de petisco.

Para o criador de codornas, também existe outra alternativa, ou seja, comercializar matrizes para novos criadores, um bom negócio para quem já tem outra atividade dentro da chácara, sítio ou fazenda, e até mesmo na cidade, porque, como já foi dito, o espaço ocupado para a criação de codornas é mínimo em comparação com o de outras aves.

Nos países europeus, os pratos preparados com codornas são servidos em grandes cerimônias e festas. Aos que criam codornas, não haverá grandes problemas na colocação do produto no mercado, desde que se faça uma pesquisa na região onde se vai começar a criação, para sentir o potencial de venda.

O criador deverá iniciar com um pequeno lote, não só para aprender o manejo, mas também para verificar possibilidade de colocação da produção.

Antes de 1939, isto é, quando não existia ainda o Código de Caça, eram servidos, nos melhores restaurantes, pratos confeccionados com aves silvestre, mas, a'pós a proibição, já não existem mais estas petisqueiras, de primeira categoria, não só em valor nutritivo, mas principalmente pelo sabor agradável. Era muito comum ver-se nos cardápios os seguintes pratos: perdiz-à-caçadora, codorna ao molho-pardo, jacu, inhambu e outras aves silvestres.

As codornas domésticas vêm preencher, em muito boa hora, uma lacuna no campo da arte culinária, podendo-se ter fartura, porque sua criação é rápida, vantajosa e de grande rendi¬mento, quando feita racionalmente, dentro dos padrões adequados e bem manejada.

Por ser o seu rendimento em curto prazo (45 dias) e seu consumo alimentar mínimo, as codornas não poderão ser vendidas a preços exorbitantes.

As codornas poderão perfeitamente substituir o frango-de¬-leite, com muito mais vantagem, não só para aqueles que criam, mas principalmente para as casas de pasto e para quem vai saboreá-las.

0 comentários:

Postar um comentário