segunda-feira, 14 de junho de 2010

Onde Criar Codornas?

Para iniciar sua criação é necessário em primeiro lugar viabilizar as instalações, estas devem ser em local bem arejado sem ocorrência de ventos fortes, o terreno seco com fácil drenagem , a água deve ser em abundância e de boa qualidade, possibilidade de energia elétrica, e afastamento suficiente de núcleos urbanos e outras explorações avícolas. Deve se fornecer uma dieta equilibrada e dar atenção aos cuidados de manejo e sanidade.
Recomenda-se sempre a quem vai iniciar uma criação que
comece com um lote pequeno pelas seguintes razões:
a - ganhar experiência na criação, se cometer algum erro não vai lhe custar tão caro;
b - conhecer os segredos do mercado e achar o seu nicho.

Caso você adquira as codornas com um dia de nascida, é necessário que providencie uma fonte de calor de 30°C durante a primeira semana, a temperatura deve ser reduzida para 27°C na segunda semana, da terceira semana em diante a redução de ser gradual até atingir a temperatura ambiente.
Nos primeiros 3 dias forneça uma ração que tenha antibiótico para prevenir possíveis infecções.
Após 25 dias comece a fazer a seleção dos que serão destinados para reprodução e os que vão para o abate. As aves que irão para o abate devem ser criadas ate atingirem o pêso de 120 gramas. As aves que vão para o abate consomem em média 1kg de ração.
A ração inicial deve ter 27% de proteínas, a ração final ou seja, após 35 dias, deve ter 22% de proteínas.

Caso você opte pela criação de reprodutores, a primeira coisa a fazer é uma seleção rigorosa na escolha das aves. Em torno dos 40 dias de idade, as codornas começam a por ovos, os primeiros 15 ovos não devem ser aproveitados para incubação, geralmente são pequenos. As fêmeas que não puserem 7 ovos em 10 dias devem ser eliminadas.
As codornas devem, preferentemente ser criadas em baterias gaiolas, por ocuparem menor espaço, além de facilitar o manejo da ave. Estas baterias e gaiolas de criação podem ser de construção caseira, empregando-se tábuas e tela de arame, ou, ainda, adquiridas no comércio. Devem ficar ao abrigo, em cômodo vedado e ventilado. 1- Baterias de Reprodução Destinadas àquelas aves de reprodução, devem ser de abrigo coletivo: uma gaiola para um macho e 2 a 3 fêmeas. Um conjunto de gaiolas superpostas formará as baterias. 2- Baterias para Produção de Ovos Destinadas somente às codornas fêmeas em período de postura, são constituídas por grupos de pequenas jaulas justapostas para o abrigo de 2 a 3 aves.



3- Gaiolas Criadeiras Com aquecimento elétrico, são utilizadas para a criação do pintinho, desde a eclosão até a idade mínima de 15 dias. Este tipo de criação em piso forrado de maravalhas e aquecido com campânula ou lâmpada. Os bebedouros devem ser do tipo copo de pressão, usado para pintinhos de um dia, com mola espiral no espaço destinado à bebida, ou do tipo mangueira fina, cobrindo toda a extensão, de maneira a evitar que os pintinhos se afoguem. 4- Bateria de Engorda Constituída por conjuntos de jaulas coletivas, destinam-se à criação das codornas para o abate. A engorda ainda poderá ser feita em piso forrado com cama à semelhança da criação de frangos. O cômodo deve ser adequadamente vedado, e é possível criar entre 120 a 150 aves por metro quadrado.

0 comentários:

Postar um comentário