segunda-feira, 14 de junho de 2010

Profilaxia

A fim de prevenir possíveis doenças, o criador de codornas deve manter a perfeita higiene dos abrigos onde se alojam as aves. Isso, tanto a parte de incubação e criadeiras, como onde ficam os reprodutores. Insisto em que a falta de higiene é uma das principais causas em doenças de codorna.

Por isso é importante em que, qualquer venda que se faça, não se deve, de maneira alguma, permitir que engradados ou qualquer outro meio de transporte seja levado no recinto da criação. O mais fácil é utilizar uma espécie de caixa para colo¬car as codornas e depois aloja-las na caixa trazida pelo comprador. O pedilúvio, como falamos atrás, também é de suma importância. Este deve ser colocado na porta de entrada, com cal hidratada, a fim de que o visitante esfregue bem os pés, evitando, desta maneira, que traga consigo algum germe que possa ser transmitido às aves.

A limpeza dos abrigos, onde as codornas se alojam, também deve ser feita freqüentemente, não deixando acumuladas sujeiras, principalmente nos cantos das casinhas. O galpão onde se alojam as codornas, também deve ser imunizado com desinfetantes como creolina, lisofórmio em solução de 4 a 8%, querozene, sabão. Nos comedouros não se deve deixar acumular restos de ração, evitando que sua fermentação prejudique a saúde da ave. Os bebedouros também deverão ser lavados com água e sabão, pelo menos uma vez por semana.

Com a prática de limpeza e higiene, assegura-se um plantei de aves sadias, imunes às doenças, mesmo às mais comuns em galináceos, desde que também sejam alimentadas, convenientemente, com ração de boa qualidade.

Quando se desocupa uma das baterias, por exemplo, um meio prático para sua desinfestação é fazer uso do lança¬ chamas, o qual deve ser passado em todas as partes, como também nas paredes, batentes, janelas etc., a fim de eliminar qual¬quer espécie de micróbio, germe ou parasita que por ventura estejam alojados.

Outra medida que o criador deve tomar, é com relação às aves que tenham morrido por qualquer circunstância, as quais devem ser queimadas. O abrigo em que estava alojada a ave morta, também deve ser desinfetado em seguida, para seu reaproveitamento.

Com essas medidas elementares, o criador de codornas poderá assegurar um plantei de aves sadias, imune às doenças.

0 comentários:

Postar um comentário